domingo, 7 de fevereiro de 2010

Estudo JELIS: Óleo de peixe rico em ômega-3 produz benefícios cardiovasculares em combinação com estatina

Mais um estudo comprova benefício cardiovascular da suplementação de óleo de peixe para pacientes com doença cardiovascular. O estudo japonês JELIS (Effects of Eicosapantaenoid Acid on Major Cardiovascular Events in Hypercholesterolemic Patients: The Japan EPA Lipid Intervention Study).



Mais de 9.326 pacientes japoneses receberam 1,8 g diárias de ácido eicosapentenóico (EPA) altamente purificado por mais de 4 anos. Um número semelhante de pacientes participou do estudo como grupo controle. Todos os pacientes (grupo tratado e controle) faziam uso de uma estatina. O endpoint primário do estudo incluiu morte cardíaca súbita, infarto do miocárfdio e angina instável, angioplastia ou cirurgia de revascularização miocárdica por by-pass.



Esta forma do ácido eicosapentenóico (EPA), derivado de óleo de peixes e rico em ômega-3, está disponível há quinze anos no Japão para tratamento de alterações no perfil lipídico e doença arterial periférica.



"Após 4 anos e meio de seguimento, o endpoint primário foi observado em 2,8% dos pacientes do grupo EPA + estatina e em 3,5% do grupo que recebeu apenas estatina.", afirmou o Dr. Mitsuhiro Yokoyama, chefe da divisão de Cardiologia e Pneumologia da Universidade de Kobe, Japão. "Isto representa uma redução de 19% no risco cardiovascular."



Este benefício também foi visualizado em pacientes que já tinham história de eventos cardiovasculares. Neste subgrupo, a redução do risco de novos eventos foi de 19% em favor dos pacientes submetidos à suplementação com EPA.



"Estudos epidemiológicos demonstraram que uma dieta rica em ácidos graxos ômega-3 poli-insaturados, que são abundantes em peixes, tem efeito protetor contra morte e doença coronariana.", completou o palestrante.



A dieta no Japão inclui 40% de alimentos provenientes de peixes e as taxas de doença cardiovascular são menores do que as observadas em países ocidentais. Os jovens, entretanto, têm apresentado alteração em seu padrão de dieta e as taxas de perfil lipídico têm se aproximado do padrão ocidental.



"Interessantemente, os achados deste estudo mostram que os benefícios da terapia combinada não parecem ser relacionados a alterações nas taxas de colesterol. Ambos os grupos apresentaram taxas de redução similares de 26% no LDL.", observou o Dr. Mitsuhiro Yokoyama.



O EPA pode beneficiar o paciente através de vários mecanismos que podem incluir efeitos anti-trombóticos, anti-inflamatórios ou na redução de triglicérides, argumentou o palestrante.

O Dr. Robert Eckel, Presidente da American Heart Association, ressaltou que o JELIS vem contribuir para as evidências positivas quanto ao uso de ácidos graxos ômega-3 em pacientes com doença coronariana conhecida, e agora com um efeito suplementar aos das estatinas. Considerou também que os atuais suplementos alimentares vendidos nos Estados Unidos contêm uma dosagem inferior de EPA daquela utilizada neste estudo, dado que também se verifica nos suplementos comercializados no Brasil.


Uma resenha de Estudo JELIS: Óleo de peixe rico em ômega-3 produz benefícios cardiovasculares em combinação com estatina - AHA 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário